sábado, 23 de janeiro de 2010

Letra L

Estivémos a fazer uma actividade sobre o Desenvolvimento da Consciência Lexical e aproveitámos para trabalhar a letra "L".
A Tânia começou por levar o poema "Frutos" de Eugénio de Andrade, escrito em papel cenário. Depois fizemos como fazemos sempre que aprendemos uma letra nova:

  1. Identificámos ditongos, letras e palavras que já conhecíamos;
  2. Descobrimos letras e palavras novas;
  3. Colámos os cartões pequenos, médios, grandes e muito grandes conforme o número de sílabas de cada palavra;

Depois fizemos duas listas de palavras: uma só com nome de frutos e outra com palavras que tivessem a letra L. Identificámos as palavras que conhecíamos e rodeámos a letra L.



A Tânia recortou e deu-nos todas as palavras do poema e nós organizámo-las e colámo-las no caderno depois disso:

  1. Ilustrámos o poema;
  2. Preenchemos as lacunas no poema;
  3. Identificámos o nome dos frutos e desenhámo-los;
  4. Fizémos a divisão silábica do nome dos frutos;
  5. E encontrámos o nome dos frutos na sopa de letras;




No dia seguinte a Bina veio assistir à nossa aula e a Tânia levou os frutos que entravam no poema para nós provarmos e preenchermos uma tabela. Na tabela tínhamos que responder ao seguinte:

  1. Se a casca do fruto era macia ou rugosa;
  2. Se o fruto cheirava bem ou cheirava mal;
  3. Se era rijo ou mole;
  4. Se era grande pequeno;
  5. Se se comia com casca ou sem casca;
  6. Se é doce ou ácido;
  7. A cor do fruto por dentro e a cor do fruto por fora;


Para preenchermos a tabela tivémos que usar os diferentes órgãos dos sentidos então aproveitámos logo para falarmos dos sentidos.

No outro dia cada um desenhou qual tinha sido o fruto que mais tinha gostado de provar o fizemos um gráfico para sabermos qual era o fruto mais preferido por nós. Ganhou a melancia, tão docinha e vermelhinha!



Analisámos a gráfico; ilustrámos o poema que estava escrito em papel cenário, construimos uma tabela em papel cenáro e registámos tudo o que tinhamos aprendido e assim terminámos esta actividade. Aqui fica o resultado.


Sem comentários:

Enviar um comentário