Pela primeira vez a Bina assistiu ao início de como aprendemos uma letra e gostou muito porque, mais uma vez, saímo-nos muito bem!!;)
A Tânia começou por escrever o trava-línguas no quadro. Depois disso:
- Fizemos a descoberta de palavras e, como muitos de nós já conseguem ler, descobrimos frases inteiras!
- Colocámos os cartões da divisão silábica.
- Lemos o trava-línguas em grupo com a voz alta, com a voz baixa, com a voz grossa, com a voz fina...
- Lemos a trava línguas em grupos de quatro;
- Depois a Tânia apagou a letra D e estivémos a ler o trava-línguas mas sem o som do D.
- Fomos ao quadro e tivémos que descobrir onde é que faltavam os D's para voltarmos a escrevê-los.
- No final a Tânia dividiu o quadro e fizemos a nossa lista de palavras, no lado esquerdo tínhamos que escrever palavras que começassem com a letra D e no lado direito tínhamos que escrever palavras que tivessem a letra D no meio.
No dia seguinte a Tânia voltou a escrever o trava-línguas no quadro, deu-nos as palavrinhas e nós voltámos a reconstrui-lo no nosso caderno.
Depois disso:
Depois disso:
- Ilustrámos;
- Completámos o trava-línguas com lacunas;
- Lemos as palavras chave, copiámo-las e desenhámos;
- Descobrimos as sílabas para formarmos as palavras;
- Ordenámos as letras para voltarmos a escrever as palavras chave;
- Descobrimos as palavras chave no meio das palavras piratas;
- Descobrimos as palavras chave numa sopa de letras
No fim lemos o Trava-línguas.
Depois escolhemos a palavra DEDOS e aproveitámos para trabalhar a história "Uma História de Dedos" da autora Luísa Ducla Soares. Com essa história aprendemos o nome dos dedos e aproveitámos para fazer mais um livrinho nosso.
Mais uma vez trabalhámos muito e muito bem!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário