segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval na Corvina

Sexta-feira festejámos o Carnaval na nossa escola.
Fomos todos mascarados de personagens dos livros de histórias. Os fatos foram feitos pelas nossas famílias e com materiais recicláveis.
Vejam como estávamos giros!!!





Também éramos para ter ido desfilar à Trafaria mas como o tempo não o permitiu fizemos um desfile no átrio da nossa escola.


Depois, juntamente com a turma do 2º ano jogámos o jogo das cadeiras. FOI MUITO GIRO!














À tarde juntámo-nos todos e fizemos um lanchinho com os bolinhos e os sumos que tínhamos trazido de casa.
Foi um dia bem passado. BRINCÁMOS IMENSO e DIVERTIMO-NOS MUITO!!!

Letra M

Já aprendemos a letra M e desta vez foi com a novidade do Luís Fernando.


Mais uma vez a Tânia escreveu a novidade no quadro, nós descobrimos e lemos as palavras, fizemos a divisão silábica e rodeámos a letra M nas palavras da novidade.

Também fizemos a lista de palavras. No lado esquerdo as palavras que começam com a letra M e no lado direito as palavras que têm M no meio. Depois fomos ao quadro identificar as palavras e rodear a letra M.

No dia seguinte a Tânia deu-nos as palavras da novidade mas não escreveu a novidade no quadro, foi ditando a novidade e nós tínhamos que ler as palavras e montar a novidade conforme o que a Tânia ia ditando. Depois ilustrámos, fizemos a divisão silábica, e escrevemos uma frases para cada uma das palavras escolhidas.

No fim foi só ler!



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A Decifração - letra D

Para aprendermos a letra D a Tânia levou-nos um Trava-línguas.
Pela primeira vez a Bina assistiu ao início de como aprendemos uma letra e gostou muito porque, mais uma vez, saímo-nos muito bem!!;)
A Tânia começou por escrever o trava-línguas no quadro. Depois disso:

  • Fizemos a descoberta de palavras e, como muitos de nós já conseguem ler, descobrimos frases inteiras!
  • Colocámos os cartões da divisão silábica.
  • Lemos o trava-línguas em grupo com a voz alta, com a voz baixa, com a voz grossa, com a voz fina...
  • Lemos a trava línguas em grupos de quatro;
  • Depois a Tânia apagou a letra D e estivémos a ler o trava-línguas mas sem o som do D.
  • Fomos ao quadro e tivémos que descobrir onde é que faltavam os D's para voltarmos a escrevê-los.
  • No final a Tânia dividiu o quadro e fizemos a nossa lista de palavras, no lado esquerdo tínhamos que escrever palavras que começassem com a letra D e no lado direito tínhamos que escrever palavras que tivessem a letra D no meio.
No dia seguinte a Tânia voltou a escrever o trava-línguas no quadro, deu-nos as palavrinhas e nós voltámos a reconstrui-lo no nosso caderno.
Depois disso:
  • Ilustrámos;
  • Completámos o trava-línguas com lacunas;
  • Lemos as palavras chave, copiámo-las e desenhámos;
  • Descobrimos as sílabas para formarmos as palavras;
  • Ordenámos as letras para voltarmos a escrever as palavras chave;
  • Descobrimos as palavras chave no meio das palavras piratas;
  • Descobrimos as palavras chave numa sopa de letras

    No fim lemos o Trava-línguas.



    Depois escolhemos a palavra DEDOS e aproveitámos para trabalhar a história "Uma História de Dedos" da autora Luísa Ducla Soares. Com essa história aprendemos o nome dos dedos e aproveitámos para fazer mais um livrinho nosso.


    No final desenhámos as nossas mãos, colámos as etiquetas com os nomes dos dedos e enfeitámos o nosso dedo preferido.


































    Mais uma vez trabalhámos muito e muito bem!!!

    terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

    A Nossa Família

    Estivémos a trabalhar as famílias.
    Começámos por desenhar a nossa família, numa folha A4 branca, não nos esquecemos dos nossos bichinhos de estimação porque também eles pertencem à nossa família!!
    Depois levámos um trabalho de casa para fazermos com os pais. O título era "Como somos felizes em família". Apareceram trabalhos tão giros e interessantes que a Tânia colocou tudo na parede da sala.
    Por fim lemos "O Livro da Família" do autor Todd Parr e fizemos o nosso próprio livro.
    Aprendemos que existem diferentes tipos de famílias mas o que é realmente importante é que, seja qual a for a nossa família, ela é sempre única e a melhor de todas:) Não se esqueçam!

    Casos de Leitura

    Já começámos a trabalhar os casos de leitura. Como estivemos a aprender a letra L aproveitámos para aprendermos o al, el, il, ol e o ul.
    Foi muito engraçado, ora leiam:
    1. Comecámos por dividir o quadro em 5 partes. Em cada parte escrevemos ou o al, ou o el...
    2. Depois a Tânia ia-nos dando várias imagens de palavras e nós tinhamos que a colocar no lugar certo do quadro. Se a palavra tivesse o som al punhamos na coluna do al...

  • Quando as palavras estavam todas coladas, na coluna certa, a Tânia deu-nos o nome das palavras e nós tínhamos que conseguir lê-la e colocá-la por cima da imagem correcta. Quase todos conseguimos.


  • Quando acabámos esta parte fizemos uma ficha para consolidarmos a matéria.
  • Depois veio a parte melhor!... A Tânia fez um Jogo do Lotocom os casos de leitura!!!
  • Neste jogo há sempre um ou dois meninos que têm que ler as palavras e os outros têm os cartões e têm que estar atentos para verem qual é o grupo que ganha.

    Estamos sempre a querer jogar mais e mais.
  • Sabem porquê?

    Porque o mais divertido de aprender é aprender a brincar!!!