sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Ensino da Escrita - Dimensões Gráficas e Ortográficas


Começámos por trabalhar uma novidade sobre o Inverno.


Descobrimos palavras, frases e a letra V!
Fizemos a divisão silábica da novidade com os nossos cartões.


Por fim fizemos a lista de palavras com palavras que começassem por V ou que no meio tivessem o V.

Recontruimos a novidade no caderno, ilustrámos, voltámos a escrevê-la, lemos, preenchemos lacunas, lemos palavras sobre a novidade e ilustrámos, descobrimos palavras na sopa de letras e escrevemos frases com as palavras da novidade.



Quando acabámos a de trabalhar a novidade a Tânia escreveu Inverno no quadro e fizémos uma Chuva de Ideias sobre o Inverno. Depois recortámos os flocos de neve e cada um escreveu, dentro do floco uma palavra das que estava no quadro.

No dia seguinte a Tânia levou um boneco de neve feito com "dracalon", fomos à sala da educadora São para ela nos emprestar uns materiais e ela deu-nos a ideia de enfeitarmos o nosso boneco de neve só com materias de desperdício, assim fizemos e à volta do boneco colámos os flocos de neve.



Foi este o resultado!


Nesse dia estivemos a falar sobre o Inverno e havia muitas coisas que queríamos saber então levámos para casa algumas pesquisas para fazermos com os pais. No dia seguinta apresentámos o nosso trabalho aos colegas e com essa informação fizemos um Mapa Semântico sobre o Inverno.

Vejam como nos empenhámos!


Depois, com tudo o que escrevemos no mapa semântico, fizémos um texto sobre o Inverno.
No fim da semana levámos um trabalho para fazer com os pais, um texto onde tinham que entrar as palavras: Inverno, chuva, vento, neve e Primavera.


Segunda-feira fizemos a apresentação dos trabalhos aos colegas.
Apareceram textos muito giros e adorámos este trabalho:)


Sem comentários:

Enviar um comentário